sexta-feira, 6 de junho de 2014

Glossário de mídia

Quem convive com a mídia já está acostumado aos termos em inglês para a grande maioria dos indicadores de mídia. Tanto na mídia tradicional, quanto e principalmente na Mídia digital, os termos em inglês já "pegaram" e serão cada vez mais usuais e frequentes no dia a dia das comunicações. Para descomplicar, um pouco, segue um Gossário de mídia, para orientar o entendimento.



GLOSSÁRIO DE MÍDIA

Mídia Tradicional

Adesão - Percentagem da totalidade dos indivíduos que contatam um suporte, que pertencem ao alvo em análise.
Afinidade (Índice de) - Compara a percentagem dos contatados por um suporte que pertencem ao alvo (Adesão) com a percentagem dos indivíduos do universo que pertencem ao alvo, de modo a saber-se até que ponto o suporte em causa capta ou afasta os membros do alvo definido.
Alvo (Target) - Conjunto de elementos de um dado universo, que se pretende estudar.
É definido por características sociodemográficas, psicográficas, de posse de bens, comportamentos, etc.

Average Time Spent# (Ats#) - Tempo médio que cada telespectador gastou a ver um evento/canal. O cálculo desta variável tem como base apenas os indivíduos que contataram com o evento/canal. Esta variável é expressa em minutos.
Average Time Viewing# (Atv#) - Tempo médio que cada indivíduo do alvo em análise, independentemente de ter visto o evento ou não, despendeu a ver um canal/evento. O cálculo desta variável tem como base todos os indivíduos do alvo; tanto os que contataram com o evento como os que não contataram.
Audiência Acumulada de Véspera - Número ou percentagem de indivíduos que escutaram uma estação, no período de um dia, independentemente do tempo despendido.
Audiência Média de Rádio - Audiência provável, em cada unidade de tempo, de um determinado período horário (no caso de Rádio a unidade de medida é de 5 minutos). Ou seja, audiência ponderada (pelo tempo de audição) do conjunto de indivíduos que escutaram uma estação, num determinado período horário.
Audiência Média de Imprensa - Corresponde ao número ou percentagem de indivíduos que contataram com a última edição de um dado suporte (véspera para diários, última semana para semanários, etc.).
Cobertura (Cov%) -Percentagem do alvo que tem oportunidade de contatar um suporte, pelo menos uma vez. O valor de cobertura é a percentagem de indivíduos, pertencentes ao alvo, que contatam com o suporte pelo menos uma vez. A cobertura que conseguimos com uma inserção, para um dado suporte, é igual ao valor de audiência média desse mesmo suporte, A introdução de mais inserções num plano fará aumentar o valor de cobertura, tendendo para o valor máximo possível, que corresponde ao valor de Cobertura Máxima.
Cobertura ponderada ou eficaz (Wcov%) - Percentagem do alvo exposto a um nível definido de contatos com a campanha. Esse nível é estabelecido pelo utilizador através de uma Curva de Resposta.
Custo Equivalente (Eqpr) - Permite estandardizar o custo, ou seja, comparar preços entre suportes, usando a mesma secundagem standard.
Custo por Mil (CPM) - Custo médio de um suporte/campanha para cada 1000 contatos obtidos.
Custo por Rating (CPR) - Custo de um ponto de rating obtido pelo suporte/campanha.
Duplicação de Audiências - Percentagem do total de indivíduos contatados por um suporte que contataram com outro suporte. A Duplicação é calculada sobre a Cobertura Máxima.
Fidelidade (Índice de) (Fid%) - Mede a permanência da audiência no evento comparando a audiência média e a audiência total do evento.
Gross Rating Points (GRP) - Indicador padronizado e global do desempenho de um plano de meios ou de um suporte que mede o total de contatos obtidos por um plano. (número bruto de contatos).
É expresso em ratings (percentagem sobre o número de indivíduos do alvo), pelo que representa o número total de contatos conseguidos, para cada 100 pessoas do alvo.
Ao apresentar-se numa base percentual é independente da dimensão do alvo, permitindo assim a comparação entre campanhas ou suportes dirigidos a diferentes alvos.

OTS (número médio de contatos) - Número médio de oportunidades de contato de cada indivíduo, pertencente ao alvo em análise.
Rating% (rat%) - Taxa média de audiência por segundo. Para o seu cálculo, cada indivíduo é ponderado relativamente ao tempo de contato com o evento/canal. O cálculo desta variável tem como base todos os indivíduos do alvo; tanto os que contataram com o evento como os que não contataram.
Rating# (Rat#) - Rating em milhares. Indica o número médio de milhares de indivíduos do alvo presente na audiência do evento/canal.
Rating Equivalente% (EQRAT%) - Permite comparar resultados para secundagens diferentes, criando uma variável que estandardiza os GRP’s para uma secundagem equivalente.
Reach% (Rch%) - Taxa de cobertura (Reach rate) ou Audiência Total. Mede a percentagem de indivíduos que “contataram” com o evento/canal pelo menos 1 segundo. Note-se que, mesmo que o indivíduo contate duas ou mais vezes com o mesmo evento/canal, apenas é considerado um contato.
Reach# (Rch#) - Reach em milhares. Indica o número médio de milhares de indivíduos do alvo contatados pelo menos um segundo durante a emissão do evento/canal. Mesmo que o indivíduo contate duas ou mais vezes com o mesmo evento/canal apenas é considerado uma vez.
Share% (shr%) - Share de audiência de um suporte. Percentagem de tempo que é dedicado por cada indivíduo do alvo a visionar um canal/evento relativamente ao tempo total dedicado a ver televisão, para o mesmo período.
Tempo Médio de Audiência - Média do tempo que os ouvintes dedicaram à audição de rádio num determinado período horário, ou no total do dia. Este indicador é expresso em horas e minutos.
Tv Rating% (Tvr%) - Taxa média de audiência para o Total de Televisão (Tv rating). Exprime a percentagem de indivíduos do alvo em análise que viu Televisão (em geral e não um evento/canal específico) num determinado período. O cálculo desta variável tem como base todos os indivíduos do alvo; tanto os que viram televisão nesse período como os que não viram.
TV Rating# (Tvr#) - Tvr em milhares. É a taxa média de audiência para o Total TV. Indica o número médio de milhares de indivíduos do alvo presentes na audiência do canal base durante a emissão do evento/canal.
Exprime a percentagem de indivíduos do alvo em análise que viu Televisão (em geral e não um evento/canal específico) num determinado período. O cálculo desta variável tem como base todos os indivíduos do alvo; tanto os que viram televisão nesse período como os que não viram.

(Foram utilizadas as definições normalmente aceites no mercado português, conforme recolha da Marktest)
  

INTERNET E DIGITAL

Adsense - Programa de distribuição de anúncios da Google, que permite aos detentores de websites que aderem ao programa exibir anúncios de texto, imagem e, mais recentemente, vídeo nos seus sites. Estes anúncios são fornecidos pela Google, e podem gerar lucro por clique ou por impressões.
Adserver - Tecnologia e serviço que permite aos publishers colocarem de forma simples publicidade nos seus websites, fornecendo também ao anunciante informações sobre o modo como essa distribuição está a ser feita. Desta forma, é possível ao anunciante monitorizar o progresso das diferentes campanhas sem necessitar de intervenção direta do publisher.
Adwords - Plataforma de anúncios Google que permite aos anunciantes anunciar nos resultados de pesquisa neste motor de busca e de forma contextual em sites da rede Google. No Google Adwords, os anunciantes pagam apenas por clique (pay-per click) e podem anunciar em formatos texto ou gráficos/banners.
Afiliado - Site que pertence a um programa de afiliados. Este site tem um acordo com uma campanha para a qual envia tráfego ou gera conversões recorrendo a banners e links colocados no seu site. Em troca recebe uma percentagem dos resultados gerados com este envio de tráfego.
Analytics - Plataforma Google que permite analisar a performance de um website ou de uma campanha de marketing online. Dados como comportamento do utilizador, usabilidade de um site e sucesso de campanhas de search marketing são fornecidos pela ferramenta Analytics.
Banner – Geralmente o termo refere-se a anúncios gráficos (imagem ou flash) colocados em websites, que quando clicados direcionam os utilizadores para landing pages relevantes dos anunciantes.
Banner Expansível - Anúncios em Rich Media, que quando clicados pelo utilizador são ampliados e ocupam uma área maior do que o tamanho original do anúncio, podendo conter uma grande variedade de experiências intercativas e multimédia.
Behavioral Marketing - Vertente de web marketing que visa o envolvimento junto do target da empresa, através da recolha de informações sobre o comportamento online do utilizador (como as páginas visitadas ou as pesquisas feitas). Informações essas úteis para escolher que tipo de anúncios são mais eficazes para expor ao utilizador em questão, aumentando assim a probabilidade de fornecer conteúdo relevante.
Behavioral Targeting - Através do behavioral targeting é possível identificar os hábitos de navegação e consumo de grupos de utilizadores, permitindo assim a construção de um perfil tipo.
Bid - Definição do preço máximo que se está disposto a pagar de forma a melhorar a posição de um anúncio nos resultados de pesquisa Pay-per-Click (PPC).
Bounce rate - Taxa que relaciona o número de e-mails não entregues com o número total de emails enviados. Dá-nos a percentagem de endereços de e-mails que não receberam a newsletter porque a mesma foi devolvida pelo servidor do email do destinatário. Altas taxas bounce têm consequências negativas para a reputação do remetente e para o próprio processo de envio.
Broad Match - Quando um gestor de campanhas PPC especifica que uma palavra-chave seja utilizada em “broad match” (correspondência ampla), o seu anúncio aparecerá sempre que um utilizador escreva essa mesma palavra numa pesquisa. Um fabricante de sapatos com uma grande variedade de oferta poderá usar “broad match” para a palavra “sapato”, e ser incluído em pesquisas por “sapato salto alto” ou “sapato de vela”, mas não por “bota de salto alto”.
Call to Action - Ação solicitada pelo texto ou conteúdo de um anúncio. Poderá solicitar ao utilizador que faça uma compra, assine uma Newsletter, complete um questionário, etc. Um “call to action” bem definido assegura ao anúncio uma maior probabilidade de obter a resposta desejada e, consequentemente, retorno de investimento.
Capping - Ou “Frequency cap” é termo utilizado para a limitação do número de impressões que um determinado anúncio é visualizado por dia por cada utilizador.
Conversão Pós Impressão - Quando existe um lapso temporal entre a visualização inicial de um anúncio por parte do utilizador e a conversão. Muitas vezes um utilizador clica num anúncio, visita outros websites para comparar ofertas ou preços, voltando ao primeiro para realizar a compra ou completar a ação desejada pelo anunciante. Avaliar a campanha com recurso à análise pós impressão é essencial para se ter noção do sucesso ou fracasso de uma campanha.
Cookie - Informação enviada por alguns sites para o computador dos utilizadores em forma de arquivo de texto. Esta informação permite à pessoa que está a gerir o site ter alguma informação sobre os computadores que estão a aceder ao seu site.
CPA - Custo por Aquisição - Numa campanha de modelo CPA o anunciante apenas paga apenas por ações/aquisições como vendas ou registos.
CPC - Custo por Clique - Método através do qual o anunciante paga um montante por cada clique efetuado no seu anúncio.
CPL - Custo por Lead - O anunciante paga apenas um preço fixo por cada lead gerada por um anúncio. Um lead pode ser um formulário de contato preenchido, um questionário ou um endereço de email.
CPM - Custo por mil impressões - Sistema através do qual o anunciante paga um montante acordado pela quantidade de vezes que o anúncio é visto pelo consumidor, independentemente da sua ação posterior. Normalmente é acordado um valor por mil impressões.
CTR - Click-through Rate - em português Taxa de Clique. Percentagem de utilizadores que clicaram num anúncio, tendo em conta o total de utilizadores que viram esse mesmo anúncio. Se 20 pessoas viram o anúncio e 10 clicaram o CTR de 50%.
Display Advertising - Publicidade gráfica em páginas de internet em diferentes formatos de banners, tais como imagens estáticas ou animadas, ou media intercativo que inclua elementos de áudio e vídeo.
Dwell (tempo) - O tempo total que o utilizador gasta a interagir com o banner. Esta métrica soma as seguintes ações: o tempo em que o rato esteve on mouse over no banner, utilizador inicia vídeo, utilizador inicia expansão do banner e qualquer outra interação definida na implementação da criatividade. O tempo vai ser acumulado para cada impressão, independentemente se o mouse foi também estiver fora do anúncio, desde que a ação seja iniciada pelo utilizador.
E-mail Marketing - Utilização do email como ferramenta de marketing direto, sendo uma das formas mais eficazes e rápidas de uma marca desenvolver a relação com os seus clientes atuais ou potenciais, a custos reduzidos. Permite também bons níveis de segmentação, de personalização das mensagens e de medição de resultados.
Endereços IP - Todos os computadores ao acederem à Internet ficam com um número que os identifica de forma única, um endereço IP (Exemplo: 200.245.234.234).
Engagement - Um dos objetivos da maioria de campanhas de marketing online. Estas têm de ser capazes de promover a interação entre os utilizadores e marcas/produtos, criando uma relação entre ambos. Método através do qual se converte consumidores ocasionais em consumidores frequentes e fiéis – autênticos Brand lovers.
Exact Match - Quando um gestor de campanhas PPC especifica que uma palavra-chave seja usada com Exact Match (correspondência exata), o anúncio só aparecerá quando um utilizador escreva essa mesma palavra-chave numa pesquisa. Por exemplo, um distribuidor de sapatos para mulher pode usar correspondência exata para a palavra-chave “sapatos de noiva”, de maneira que o anúncio apareça apenas numa pesquisa por essa palavra exata, e não por “sapatos de noiva baratos”.
Home Page - É usado este termo para designar a página de entrada de um site.
HTML “Hypertext Mark-Up Language” - Linguagem usada para construir páginas para a Web. Permite a criação de documentos com gráficos e links para outros documentos. Os iPad e iPhone utilizam esta linguagem.
Impressão - Uma impressão corresponde a uma visualização do anúncio.
Impression Share - Percentagem de vezes que os anúncios foram exibidos, do número total de possíveis impressões no mercado-alvo.
Interação - O número total de vezes que o utilizador iniciou uma ação. Este valor inclui cliques, aberturas de expansíveis e desencadeamento de sidekick, início de video ou outras ações definidas na altura de implementação da criatividade.
Keyword - Palavra(s)-chave que os pesquisadores inserem num motor de busca. Este termo pode também se referir às palavras que um gestor de search marketing escolhe para fazer parte de uma campanha.
KPI Key Performance Indicator – Expressão tirada dos manuais de gestão que, neste caso da publicidade online é também conhecido como key success indicator (KSI), KPI’s e proporciona medidas quantificáveis estabelecidas antes de uma campanha começar, que definirão o sucesso e ajudará a empresa a definir e medir o progresso, tendo em conta os objetivos organizacionais.
Landing Page - A página web que o visitante visita depois de clicar numa num anúncio. Os gestores de marketing tentam melhorar a taxa de conversão através de testes variados às landing pages, tais como variantes de navegação, layout, oferta promocional e texto.
Layer - Peça com dimensões variáveis que surge sobre o site que o utilizador está a visualizar, que tem um tempo limitado de exposição e que pode deixar de estar visível por ação do utilizador através de um botão de fechar.
Leaderboard - Banner horizontal com a dimensão de 728×90.
Link - Parte de uma página da Internet que se liga a outra página ou parte da página. Uma palavra em destaque numa página poderá conter um link que irá fazer o elo de ligação com outra página.
Links Patrocinados - Lista de anúncios pay per click (PPC) que aparecem tipicamente no lado direito de uma página de resultados de um motor de busca. Também referidos como links patrocinados.
Mailing List - Lista de endereços para a qual podemos comunicar através de correio electrónico.
Mobile Ads - Anúncios elaborados especificamente para serem exibidos em telemóveis, PDA’s e outros dispositivos de internet móveis.
Mobile Marketing - Conjunto de práticas que permitem ao anunciante comunicar com o seu público-alvo de maneira intercativa e relevante, através de qualquer dispositivo ou rede móvel. Essa comunicação pode ser na vertente de marketing relacional com os clientes atuais (via SMS ou MMS), ou na vertente de display advertising para captação de novos clientes (em sites mobile).
MREC - Banner com a dimensão de 300×250 pixeis.
Newsletter - Suporte gráfico que suporta a mensagem a distribuir através de uma ação de e-mail marketing. É necessário que a sua concepção seja feita da melhor forma, sendo necessário cuidado máximo ao nível da sua estrutura, organização gráfica e de conteúdo e assegurar a sua compatibilidade com a maioria dos clientes de e-mail, de modo a assegurar a correta transmissão da mensagem.
Page Views - É o número de vezes que uma página é mostrada ao utilizador.
Placement - Localização em que estará presente o anúncio do anunciante. Em display marketing os placements reúnem informação acerca da localização (HP, ROS, RON, etc.) e formato.
Quality Score - Classificação dinâmica de cada palavra-chave, utilizando um número de diferentes factores para determinar a relevância dessa mesma palavra-chave para com o grupo de anúncios, pesquisas dos utilizadores, ou para com uma página específica na rede de conteúdos. Esses fatores podem ser o click-through rate (CTR), relevância para com o grupo de anúncios, ou o histórico da performance da conta em questão.
Rich Media - Publicidade que contém elementos gráficos ou intercativos mais elaborados do que os banners standard. Estes anúncios permitem uma grande interação, podendo conter vários elementos multimédia (vídeo, audio, etc.)
RON - Run On Network. Significa que os anúncios poderão surgir em todos os sites da rede do Publisher em que esteja disponível o formato utilizado.
ROS - Run On Site. Significa que os anúncios podem surgir em qualquer página do website escolhido para a campanha que tenha disponível localização do formato utilizado.
Skyscrapper - Banner vertical com a dimensão de 120×600 pixeis.
Takeover - Personalização de uma página à imagem do anunciante/marca.
Taxa de Abertura - O número de destinatários da newsletter que abriram o e-mail, geralmente como uma percentagem do número total de emails enviados. A taxa de abertura é considerada uma medida fundamental para avaliar o sucesso de uma campanha de e-mail marketing, mas pode apresentar alguns problemas. A taxa indica apenas o número de e-mails abertos em relação ao número total de e-mails enviados, e não apenas aqueles que foram efetivamente entregues.
Taxa de Conversão - Percentagem de visitantes de um website que tomaram uma ação, convertendo-se num cliente ou possível cliente. As conversões são normalmente vendas ou pedidos de informação. Se um website tem 50 visitas, das quais 10 convertem, significa que o site teve uma taxa de conversão de 20%.
Unique Users / Unique Viewers - É o número de utilizadores únicos que visitaram o site num determinado período, independentemente do número de sessões que iniciaram.
URL “Uniform Resource Locator” - Endereço na Internet que pretende uniformizar a designação da localização de um determinado tipo de informação na Internet (Exemplo: http://www.novaexpressao.pt).
Vídeo Post-Roll - Vídeo com anúncio que surge após a visualização do vídeo que o utilizador selecionou.
Vídeo Pre-Roll - Vídeo com anúncio antecedendo o vídeo selecionado pelo utilizador.


Fonte: disponível em http://www.novaexpressao.pt/dados.php?ref=glossario.

 

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